Mais de um paciente me procurou no consultório com relatos parecidos. Referindo que semanas ou meses após internação, devido a infecção por COVID-19, tiveram diagnóstico de diabetes. Isso mesmo, Diabetes Pós-Covid-19! E alguns desses casos, diabetes dependente de insulina!
Esses relatos são compatíveis com um estudo publicado na revista Diabetes, Obesity and Metabolism, em 27 de novembro de 2020. Nesse estudo, 14,4% entre 3711 recuperados de COVID evoluíram com aparecimento de diabetes. Entre os casos, surgiram tanto diabetes tipo 1 (dependente de insulina) como tipo 2 (não-dependente de insulina).
O mecanismo parece estar associado à resposta inflamatória intensa do organismo, levando à destruição de células beta do pâncreas, aquelas que produzem insulina.
Vale lembrar que o uso de corticóide na internação pode elevar os níveis de açúcar no sangue (glicemia) sem significar que a pessoa permanecerá com diabetes.
Você teve COVID? Já procurou saber como anda sua glicemia? Venha fazer essa avaliação!
#diabetes #insulina #covid #pandemia #endocrinologia #glicemia #inflamação #diabetestipo1 #diabetestipo2 #diabetesposcovid #covidsequelas