Em meio a atual pandemia, algumas perguntas surgiram:
– Quem tem doença auto-imune da tiroeide tem maior risco de infecção por Covid-19?
– Covid-19 pode afetar a tireóide?
Para a primeira questão a resposta é não. O risco de quem tem hipotireoidismo ou hipertireoidismo ter infecção por Covid-19 é igual ao da população geral. O importante é estar com o nível hormonal controlado.
Para a segunda questão temos uma resposta que veio do Hospital Universitário de Pisa, Itália, numa publicação recente do Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism (JCEM).
Uma mulher de 18 anos teve infecção confirmada por Covid-19, com quadro clínico leve e dias depois evoluiu com febre, dor no pescoço, cansaço e taquicardia. Os exames laboratoriais e ultrassom indicaram inflamação da tireóide, um quadro chamado de tireoidite subaguda. Foi realizado tratamento adequado e a paciente logo ficou bem.
Tireoidite pós infecções virais, especialmente do trato respiratório superior, já é algo conhecido mas esse é o primeiro relato relacionando Covid-19 com tireóide. Não há certeza se ocorre por ação direta do vírus sobre a tireóide ou se pelo processo inflamatório desencadeado pela infecção viral.
Febre, fadiga, dores musculares, inapetência e principalmente dor no pescoço que pode irradiar para a mandíbula são os sintomas mais comuns.
Então, estamos atentos a pensar em comprometimento da tireóide nesse tempo de pandemia.