fbpx
DIA MUNDIAL DO DIABETES

DIA MUNDIAL DO DIABETES – 14 DE NOVEMBRO

13 de novembro de 2020

Olá pessoal! Vamos aproveitar o dia de hoje para falar mais a respeito do diabetes!

Você sabe que existem muitos mais tipos de diabetes além daqueles tipo 1 e tipo 2? Pois então! Vou trazer para vocês informações relevantes sobre essa doença tão séria!

Diabetes é uma doença crônica que cursa com aumento dos níveis de açúcar no sangue (glicemia). Essa elevação, quando não tratada de forma adequada, provoca alterações em vasos sanguíneos, nervos e em órgãos diretamente.

Os tipos de diabetes são vários: – neonatal, presente no bebê já ao nascimento ou primeiros meses de vida, de causa genética; – tipo 1, que é auto-imune, iniciado na infância ou adolescência e dependente de insulina; – LADA, semelhante ao tipo 1 mas com aparecimento após os 25 anos; – tipo 2, aparece na idade adulta, relacionado a hábitos de vida (sedentarismo, consumo de carboidratos e obesidade); – MODY: com diversos subtipos, decorre de mutações genéticas específicas, podendo ser brandos a agressivos, afetando 3 gerações seguidas na família; – gestacional: decorre das alterações hormonais que a mulher passa na gestação, que pode ou não necessitar uso de insulina – genético ou associado a síndrome: diversas mutações ou alterações cromossômicas que causam outros subtipos de diabetes; – secundário ao uso de medicações: corticóide é um exemplo clássico de medicação que leva a diabetes mas várias outras medicações estão associadas; – secundário a endocrinopatias: doenças hormonais, como Cushing (excesso de cortisol), Acromegalia (excesso de hormônio de crescimento), tumores produtores de glucagon, entre outros, atuam em oposição à insulina; – secundário a infecções (caxumba, rubéola, entre outras); – doenças do pâncreas: o pâncreas é quem produz insulina – cirurgias ou traumas nesse órgão, pancreatite crônica (por álcool, por exemplo), hemocromatose e fibrose cística podem afetar a sua função;

Independentemente do tipo, o diabetes está associada a alto risco de complicações em longo prazo: doenças cardiovasculares (infarto e AVC), doenças oculares (catarata e retinopatia), insuficiência renal(que pode levar até a necessidade de diálise), obstruções vasculares (podendo levar a amputações), facilidade para infecções e dificuldade de cicatrização, dores e formigamentos em mãos e pés. A qualidade de vida de quem tem diabetes pode ser excelente quando médico e paciente fazem o tratamento adequado ou pode ser muito ruim e difícil quando ocorre descontrole da glicemia, justamente pelas complicações que aparecem em longo prazo. mas que. na verdade. começam a acontecer desde o diagnóstico.

O tratamento não é só medicamentoso! Alimentação balanceada, pobre em carboidratos e atividade física regular reduzem muito os níveis de açúcar no sangue. Quando isso não é suficiente para o bom controle, iniciamos medicações. A doença é crônica e progressiva, então fique sempre atento!

Se você conhece alguém com diabetes, compartilhe esse conteúdo! E fico à disposição para um bom atendimento!

#diamundialdodiabetes #diabetes #glicemia #tiposdediabetes #endocrino

Facebook
Twitter
WhatsApp
× Como posso te ajudar?