Essa data se tornou oficial no calendário brasileiro em 2008, tendo em vista que os indicadores epidemiológicos vinham (e continuam) aumentado a cada novo estudo da nossa população! Portanto, trata-se de um problema de saúde pública!
Os últimos dados são de 2019 e constataram que quase 27% dos adultos brasileiros são obesos. E que 20% dos adolescentes já tem excesso de peso, sendo, desses, 6,7% obesos. Os dados indicam também que o índice de obesidade é maior na população feminina.
A obesidade é um DOENÇA e, como qualquer outra, precisa ser PREVENIDA e TRATADA.
O preconceito com a obesidade precisa ser vencido pelo próprio paciente, que necessita reconhecer a situação como problema de saúde, assim como pela população e até mesmo pelos médicos, que muitas vezes têm dificuldade em abordar o tema em consultas de rotina para outra finalidade.
Os principais fatores para obesidade são o sedentarismo e a má alimentação ou ainda o excesso de alimentação.
Consumo excessivo de refrigerantes, leite integral e carnes com gorduras são os maiores vilões apontados nos últimos inquéritos populacionais sobre o assunto. Além disso, causas orgânicas e emocionais desempenham seus papéis também.
Se você está no grupo de pacientes com sobrepeso, procure ajuda médica e, caso não esteja, ajude alguém que você conhece a se conscientizar de que obesidade É DOENÇA e a o obeso deve procurar ajuda!
#obesidade #sedentarismo #sobrepeso #alimentaçãosaudável #endocrinologista #draandreialatanza #saudepublica #emagrecimento #doença #dianacionaldaprevençãodaobesidade #prevenção #tratamento