A sigla MAFLD foi adotada como nova nomenclatura para a Doença Hepática Gordurosa. As letras significam o termo “Metabolic-Dysfunction-Associated Fatty Liver Disease”, que é traduzido literalmente por “Doença Hepática Gordurosa Associada a Disfunção Metabólica.
Diversas doenças podem levar ao MAFLD, como hepatites, consumo de álcool, obesidade, dislipidemia e diabetes, por exemplo.
O acúmulo de lipídeos (gordura) intra-hepático desencadeia um processo inflamatório. Nos exames de sangue isso pode ser visto por elevação de ferritina, TGO, TGP ou GGT.
O não-tratamento pode levar à progressão do processo inflamatório, determinando fibrose e até perda de função hepática (cirrose).
Não há medicação específica e eficaz, até o momento, para tratamento da MAFLD. São necessárias mudanças comportamentais (como redução do consumo de gorduras e carboidratos da dieta, além de atividade física), tratamento do diabetes ou da resistência à insulina e perda de peso. Isso tudo é fundamentais para redução do percentual de gordura do fígado e redução do processo inflamatório.
Você sabe como está seu fígado? Procure essa avaliação!
draandreialatanza #endocrinologistasp #MAFLD #esteatosehepatica #figadogorduroso #cirrose #hepatite #diabetes #colesterol #insulina #hormonios