Quem nunca ouviu falar de efeito sanfona? Aquele engorda, emagrece, engorda, sem fim…
Pois é! E você sabe o porquê disso? Vou te contar:
A obesidade é uma doença! O tratamento é contínuo! Não adianta emagrecer com uma “dieta milagrosa” e depois retomar a vida de antes, ou simplesmente parar o uso do tratamento medicamentoso da obesidade”. Agindo assim e certeza de que o peso vai aumentar e novamente virá o efeito sanfona.
Diversos estudos mostraram que o reganho de peso após dieta é muito grande. O motivo é que nosso corpo cria mecanismos de defesa para a perda de peso. Ocorre redução dos hormônios da saciedade, aumento de grelina (hormônio da fome) e redução do gasto energético.
Assim, após perda de peso, além de manter a alimentação adequada é preciso incrementar ainda mais o tempo de atividade física e manter o tratamento medicamentoso.
Como a disciplina e a mudança de rotina nem sempre são caminhos fáceis, existem remédios que podem ajudar a inibir o apetite ou evitar o ganho excessivo de peso.
Hoje, os remédios disponíveis e aprovados para tratamento da obesidade são sibutramina, orlistate e liraglutida. Para o uso desses medicamentos é preciso avaliar cada caso de acordo com as características de cada paciente. Fico à sua disposição para te ajudar a combater o efeito sanfona e também de auxiliar no processo de sair da obesidade.