A hipófise é uma glândula que fica na porção inferior do cérebro. É uma das principais glândulas do sistema endócrino já que produz diversos hormônios que regulam o metabolismo, agindo sobre outras glândulas do corpo. Um dos hormônios produzidos pela hipófise é a prolactina. A principal função da prolactina é a lactação, ou seja, a produção de leite pelas glândulas mamárias.
Há casos, entretanto, em que a hipófise produz prolactina em excesso e indevidamente, fora do período de gravidez e amamentação. Isso é chamado de hiperprolactinemia e pode ter causa medicamentosa, tumor na hipófise, estímulo dos mamilos, entre outras causas.
Produção de leite pela mama, redução da libido e disfunção erétil no homem, parada da menstruação na mulher e infertilidade em ambos os sexos são consequências da hiperprolactinemia. Se houver um tumor hipofisário, cefaléia e alteração visual são possíveis sintomas por compressão no entorno da hipófise.
Nas mulheres com prolactinoma, o uso de anticoncepcional apenas para regularizar a menstruação não trata a causa do problema, que deve sempre ser investigada. O tratamento medicamentoso ou cirúrgico é determinado caso a caso.