fbpx
Jejum intermitente funciona?

Jejum intermitente funciona?

4 de dezembro de 2020

Seria somente mais uma dieta da moda? Ou existem estudos que comprovam sua eficiência?

Vamos hoje falar desse assunto tão em alta! Jejum intermitente!
Pra começar, o que é e pra que serve? Jejum intermitente é mais uma ferramenta que pode ser usada para perda de peso.

Consiste em prolongar o jejum habitual que fazemos no período noturno e restringir o tempo para se alimentar (chamada de janela alimentar). O jejum pode então variar entre 16 e 24h sem comer e a janela alimentar ocupará o restante do tempo. Pode ser intercalado com um dia de alimentação habitual ou pode ser feito uma a duas vezes por semana, no esquema de um jejum a cada seis dias ou dois jejuns intercalados em cinco dias respectivamente.

Especialistas recomendam que o consumo alimentar, nos dias de alimentação sem jejum e nas janelas alimentares, seja moderado e bem equilibrado. Pode, por exemplo, ser uma dieta hipocalórica ou low carb (poucos carboidratos).

Testes clínicos indicaram que pós 12h de jejum, o organismo usa o estoque de glicose que existe no fígado e então passa a ter que usar a gordura como fonte de energia, fazendo a quebra da gordura armazenada (lipólise) promovendo perda de peso.

É importante que o jejum intermitente seja acompanhado de atividade física para não haver muita redução da massa muscular, já que proteína também pode ser usada como fonte de energia.

Segundo diversos estudos, a mobilização da gordura promove melhora metabólica até mesmo quando não há perda de peso. Costuma ocorrer melhora do perfil do colesterol, da glicemia, dos níveis pressóricos, reduzindo risco de doenças cardiovasculares e melhorando o diabetes quando já existe.

Quanto a peso e IMC, não existe uma resposta única para quanto de perda de peso ocorre com o jejum intermitente pois isso depende do esquema de jejum realizado (número de dias da semana), horas de jejum, escolha dos alimentos na janela alimentar, prática de atividade física, duração da prática do jejum intermitente e metabolismo individual.

Geralmente quando o jejum intermitente é combinado com dieta hipocalórica ou low carb ocorre maior perda de peso do que quando realizado como única técnica para essa finalidade.

Uma vantagem dessa prática é que não parece reduzir a taxa metabólica basal, reduzindo o risco de reganho de peso após parada desse tipo de dieta. Se a luta com o peso é algo que você está vivendo e deseja mais orientação sobre isso, agende sua consulta para mais orientações e avaliação.

#jejumintermitente #dieta #emagrecer #perdadepeso #obesidade #met
Facebook
Twitter
WhatsApp
× Como posso te ajudar?