fbpx
Medicação para diabetes associada menor risco de morte pelo novo Coronavírus

Medicação para diabetes está associada a menor risco de morte pelo novo Coronavírus

8 de setembro de 2020

Até o momento, ficou claro que a mortalidade relacionada à infecção pelo novo coronavírus está muito relacionada à resposta inflamatória individual de cada organismo ao vírus.

Pessoas com diabetes estão em um processo inflamatório crônico, o que gera maior risco de complicações em caso de infecção por Covid-19, levando a mortalidade de até 15% nesse grupo de risco.

Estudo americano publicado na Health News (em 22 de junho de 2020) demonstrou que mulheres diabéticas, internadas devido infecção pelo vírus, e que foram tratadas com metformina, tiveram menor mortalidade (risco reduzido entre 21 e 24%). O mecanismo provavelmente relacionado a esse benefício nas mulheres está relacionado ao fato da metformina reduzir os níveis de TNF-alfa, uma citocina inflamatório produzida pelos macrófagos.

Além disso, fato é que o melhor controle do diabetes reduz o risco de complicações quando há infecção pelo SARS-Cov-2. Sendo assim, outras medicações para tratamento do diabetes estão sendo estudadas para comprovar seu potencial terapêutico em caso de infecção pelo novo Coronavírus e em breve traremos mais notícias importantes sobre isso.

Enquanto isso, se você tem diabetes, busque ter sempre sua alimentação reduzida em consumo de carboidratos, praticando atividade física regularmente e seguindo a tomada das medicações corretamente, tanto para controlar o diabetes como para reduzir seu estado inflamatório.

Facebook
Twitter
WhatsApp
× Como posso te ajudar?