fbpx
Nódulo na adrenal - e agora?

Nódulo na adrenal – e agora?

17 de dezembro de 2020

Você fez um exame para avaliar pulmão ou abdome e acabou aparecendo no resultado um nódulo na adrenal (ou suprarrenal)? Ficou preocupado? Não
sabe que médico procurar? Saiba mais!

A adrenal ou suprarrenal é uma glândula do sistema endócrino e possuímos duas, uma sobre cada rim. O córtex da adrenal produz hormônios esteróides a partir do colesterol, secretando aldosterona, cortisol e androgênios. A medula adrenal produz catecolaminas (dopamina, adrenalina e noradrenalina).

Quando um nódulo adrenal é encontrado ao acaso na realização de um exame de imagem por outro motivo, chamamos de incidentaloma.

Como a adrenal produz hormônios, é importante avaliar se o nódulo adrenal também produz hormônios e qual o comportamento desse nódulo, se benigno ou maligno.

Exame de tomografia ou ressonância direcionados especificamente para a adrenal já podem sugerir se o nódulo é agressivo ou não. Além disso, história familiar, presença de sintomas (picos de pressão alta, cefaléia intensa acompanhada de rubor facial e tremores, ou ganho de peso, presença de estrias arroxeadas, fraqueza muscular, ou aumento de pêlos e acne, entre outros) e doenças prévias (hipertensão desde idade jovem, diabetes, colesterol alto) norteiam a investigação laboratorial.

Para nódulos grandes a conduta pode ser cirúrgica mas na maioria dos casos os nódulos não são grandes e precisam ser acompanhados.

Dependendo se secretam ou não hormônios, cada caso será tratado individualmente, ou com medicação, ou com cirurgia ou seguimento com exames de sangue e imagem.

Assim, diante de um nódulo da adrenal, o endocrinologista é o médico para seguir a investigação. Posso fazer sua avaliação, agende sua
consulta.

#adrenal #noduloadrenal #incidentaloma #suprarrenal #nodulosuprarrenal #endocrino #hormônios
Facebook
Twitter
WhatsApp
× Como posso te ajudar?