Você sabia que existem diversas classes de remédios para tratamento das diversas causas ou agravantes do diabetes?
O diabetes (incluindo o tipo 2) é resultado de diferentes fatores que, quando associados, resultam em níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia).
Os mecanismos que podem desenvolver ou contribuir para desenvolver essa doença são:
– Produção de glicose pelo fígado;
– redução na produção de insulina/resistência à insulina;
– maior reabsorção renal de glicose;
– menor reabsorção muscular de glicose;
– aumento da Iipólise (degradação de lipídios em ácidos graxos e glicerol);
– maior secreção de glucagon (hormônio produzido no pâncreas que tem um efeito oposto à insulina);
– menor efeito incretínico diferença entre a secreção de insulina obtida após estímulo oral e a obtida após estímulo venoso);
– disfunção de neurotransmissores.
Deu pra ver que é bem complexo, não é?
Além disso, cada paciente tem um nível de peso e distribuição de gordura/massa muscular, uma rotina diferente de atividades físicas, um tipo de comportamento alimentar, uma história familiar, doenças pregressas e, somado a tudo isso, possíveis complicações crônicas do próprio diabetes.
Com os exames e acompanhamentos vamos entendendo mais como o diabetes acontece e evolui de forma individualizada. Paralelamente vamos acompanhando as descobertas recentes da indústria farmacêutica, pois diferentes classes de medicações têm sido desenvolvidas, sendo que cada uma delas atua em alguns dos mecanismos citados no início desta reflexão.
Por todo esse conjunto de fatores o uso combinado de medicações, bem direcionado ao perfil clínico de cada paciente, resulta num melhor tratamento do que quando existe uma prescrição padrão para os pacientes!
Uma boa consulta e um acompanhamento personalizado direciona o endocrinologista a prescrever o(s) remédio(s) mais adequado(s) pra você, buscando ter o mínimo de efeitos colaterais e maior sobrevida!
#draandreialatanza #diabetes #diabetestipo2 #endocrinologia #insulina #glucagon #hormonio #lipólise #hiperglicemia #efeitoincretinico