Você sabia que o tratamento da osteoporose é uma especialidade do endocrinologista? Isso mesmo!
Nossos ossos estão em constante processo de formação e reabsorção e isso é determinado por uma série de fatores hormonais, além de sofrer interferência de outros hábitos ruins e complicadores, como tabagismo, hipertireoidismo, diabetes, uso de corticóide, atividade física, alimentação precária, etc.
Prevenção e tratamento
O endocrinologista atua na prevenção e no tratamento da osteoporose. O diagnóstico é feito pelo exame de densitometria óssea, que deve ser interpretado conforme a idade do paciente.
A prevenção consiste em: vitamina D adequada + ingestão de cálcio adequada + atividade física.
Para homens e mulheres na menopausa ou andropausa (precoce ou não), o uso de hormônios sexuais pode estar indicado conforme o caso.
Casos exigem acompanhamento
Quando a doença já existe, ou quando há fraturas secundárias à osteopenia ou osteoporose (punho, vértebras, fêmur por queda da própria altura), está indicado tratamento medicamentoso específico para evitar fraturas que, infelizmente, está associado ao aumento de morbimortalidade.
Novas e antigas medicações
Uma das medicações mais utilizadas no tratamento é o Alendronato, porém hoje sabemos que ele tem prazo para uso e pausas essenciais para evitar complicações secundárias ao uso do próprio remédio. Assim, se você faz uso por longa data (mais de 5 anos), precisa de revisão do tratamento para adequação.
Novas medicações têm surgido no sentido de evitar a reabsorção óssea ou para incrementar a formação.
Gostou de saber tudo isso? Compartilhe com quem você conhece e me procure para essa avaliação preventiva ou adequação de seu tratamento.
#osteoporose #osteopenia #fraturas #fraturadefêmur #fraturavertebral
#vitamina D #osso #cálcio #vida saudável #hormônios #endocrinologia #alendronato