Aproveitando o novembro azul, vamos falar sobre saúde do homem com hipogonadismo. Se você é do sexo masculino e já passou dos 50 anos, certamente já ouviu falar de reposição hormonal masculina. Saiba então que o hipogonadismo está associado a esse tratamento.
O hipogonadismo pode se manifestar em homens e mulheres. No caso do homem, a principal consequência é a baixa produção de testosterona pelos testículos.
Existem várias causas para isso e o que levanta a suspeita são os sintomas:
– redução de libido;
– dificuldade em ter ou manter ereção;
– alterações do sono;
– fogachos;
– humor depressivo ou irritabilidade;
– fraqueza;
– redução da massa muscular;
– redução na quantidade de pêlos da barba e do corpo.
Diante desses sintomas, procure o endocrinologista, que é o especialista em tratamento hormonal. A reposição hormonal será indicada quando há constatação de níveis baixos de testosterona para a idade.
É natural que após os 70 anos de idade o homem passe a produzir progressivamente menos testosterona e, dependendo do quanto isso interfere na qualidade de vida, ou na massa óssea (presença ou risco de osteoporose) pode ser necessária sua reposição.
Em idades mais jovens, obesidade, doenças infecciosas, doenças granulomatosas, hemocromatose, anemia falciforme, traumas ou torções testiculares e doenças da hipófise podem ser causas de hipogonadismo.
Após investigação etiológica e com outros exames que permitam reposição, pode ser feito uso de testosterona para tratamento do hipogonadismo.
As apresentações disponíveis no Brasil são em gel de uso diário ou ampola intramuscular com frequência de aplicação individualizada. Depois do início do tratamento também é necessário
acompanhamento médico para adequação de doses e seguimento de exames para afastar complicações.
É importante ressaltar que o uso de testosterona não é indicado quando o nível de testosterona está normal para idade, seja para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhor desempenho sexual.
Se você se identificou com os sintomas ou já faz uso de testosterona e
precisa acompanhamento, pode me procurar. Envie mensagem pelo WhatsApp
para agendar sua consulta.
#reposicaohormonal #hipogonadismo #reposicaodetestosterona #testosterona #libido #libidomasculino #impotenciamasculina #alteracaonosonodohomem #reducaodamassamuscular #fraqueza #irritabilidadenohomem