A glândula tireóide, tão pequena em tamanho e tão grande em importância! Produtora dos hormônios T3 e T4 a partir do estímulo pelo TSH, tem ação metabólica sobre diversos órgãos.
Patologias que a afetam são cistos, nódulos e alterações na produção hormonal (hipotireoidismo é a falta e hipertireoidismo o excesso dos hormônios tireoidianos).
O hipotireoidismo é a afecção hormonal mais comum da tireóide e, em sua maior parte dos casos, de etiologia auto-imune (tireoidite de Hashimoto) porém outras causas também existem, como deficiência de iodo, uso de amiodarona, ausência congênita da tireóide ou defeitos na síntese de T3 ou T4, entre outros. Os sintomas incluem cansaço, alopécia, edema, ganho de peso, obstipação, alteração na memória, sonolência, irregularidade menstrual com excesso de sangramento, pele seca, depressão. O hipotireoidismo neonatal pode ser identificado pelo teste do pezinho e quando positivo, precisa ser imediatamente tratado para evitar retardo mental.
O hipertireoidismo pode ter origem auto-imune também (Doença de Graves) e nesses casos muitas vezes é acompanhado pelo exoftalmo (olhos saltados), por medicações (também a amiodarona) ou por nódulos que produzem hormônios em excesso. Os sintomas são de aceleração do metabolismo, como taquicardia e arritmias, ansiedade, irritabilidade, diarréia, insônia, pele quente e úmida, ciclos menstruais irregulares (mais espaçados), alopécia, emagrecimento.
Bócio é o aumento da tireoide, que pode ocorrer tanto no hipotireoidismo como no hipertireoidismo e também pela presença de nódulos.
Cistos e nódulos são bem avaliados pelo ultrassom e são as características presentes nesses exames de imagem que determinam se há necessidade de biópsia, se é necessário cirurgia ou se o acompanhamento clínico é suficiente.
A área da Medicina que cuida dos distúrbios da tireóide é a Endocrinologia. Seu funcionamento em níveis corretos é necessário para um metabolismo saudável e fundamental para a mulher que pretende engravidar ou está grávida. Não deixe se saber como está e cuidar da sua tireóide!
#tireoide #hipotireoidismo #hipertireoidismo #metabolismo #nódulodetireoide #bócio #cistodetireoide #endocrinologia #hormônios #vidasaudável #testedopezinho