Tireóide é uma glândula do sistema endócrino, localizada na região anterior do pescoço, que produz os hormônios reguladores do metabolismo, essenciais à vida. Sono, humor, apetite, peso, funcionamento do intestino, cabelos, unhas, batimentos cardíacos, hidratação da pele, menstruação, taxa metabólica, tudo está relacionado ao desempenho da tireóide.
Mais da metade da população pode ter nódulos na tireóide, o que faz ser um achado comum em ultrassons do pescoço, mas só a minoria (cerca de 5%) é câncer de tireóide.
Alterações na quantidade da produção de hormônios da tireóide também causam doenças, mais comuns em mulheres. O excesso de hormônios é o hipertireoidismo e a falta, o hipotireoidismo. No hipertireoidismo pode ocorrer emagrecimento excessivo, taquicardia, tremores, insônia, ansiedade, diarréia. No hipotireoidismo ocorre sonolência, obstipação, alteração da memória, queda de cabelo, unhas quebradiças, dores articulares, bradicardia e edema.
A avaliação do funcionamento da tireóide também é essencial no planejamento de gestação e durante o pré-natal, pois alterações na sua função podem levar a infertilidade, aborto, e bócio do feto e déficit cognitivo do bebê.