Falar sobre vitamina D está “na moda” e muita gente tem toma algumas cápsulas por conta própria mas você sabia que a vitamina D é um hormônio e que em falta ou excesso pode fazer mal?
A vitamina D é responsável por manter boa saúde óssea (somado à alimentação rica em cálcio e atividade física). Ela é metabolizada pela pele exposta ao UVB, depois pelo fígado e rins até chegar em sua forma ativa. No intestino ela promove absorção de cálcio e tem ação direta sobre os ossos.
A falta de vitamina D aumenta o risco de osteopenia e osteoporose. Também há relação entre baixos níveis de vitamina D e quedas. Já o excesso de vitamina D também leva à perda óssea, hipercalcemia, fraqueza, anorexia e náusea.
Efeitos extra ósseos ainda estão sendo estudados, inclusive relacionando seus níveis com a imunidade. Quanto à relação de vitamina D e Covid-19, apesar de pesquisadores da Universidade de Turin terem constatado alta prevalência de deficiência de vitamina D entre os pacientes internados por Covid-19, eles não publicaram um estudo estabelecendo relação de causa e efeito. Assim, usar vitamina D para prevenção de infecção por coronavírus SARS-CoV-2 não tem embasamento científico.
Nesses tempos de distanciamento social, passando a maior parte do tempo em ambientes sem exposição ao sol, é importante dosar seus níveis de vitamina D. Mas tomar vitamina D sem prescrição médica ou não repôr quando necessário traz prejuízos à saúde. Busque avaliação e orientação para mantê-la nos níveis adequados.
#vitaminaD #sol #saúde #ossos #cálcio #endocrinologista #hormônio #Covid-19 #exposiçãosolar #saúdeóssea