fbpx
Tratamento de diabetes é tudo igual?

Tratamento de diabetes é tudo igual?

12 de novembro de 2021

Desde 1921 quando a insulina foi descoberta, muito já se descobriu quanto ao diabetes, seja os mecanismos que levam a essa doença como medicações que atuam em vias específicas da fisiopatologia.

Cada paciente é um ser único! Fatores genéticos, ambientais, história familiar, história pessoal de saúde física e emocional, hábitos de vida são determinantes para nos fazer quem somos e isso também acontece no diabetes.

Nem todo diabetes é igual! Mesmo pessoas que tenham o mesmo diagnóstico de diabetes tipo 2 podem ter mais ou menos resistência insulínica, maior capacidade de produção de insulina, etc.

Assim, diversas classes de medicações existem para tratar essa doença, que se não for bem controlada pode ter desfechos que comprometem em muito a qualidade de vida, como cegueira, infarto, derrame, neuropatia, insuficiência renal com necessidade de diálise ou transplante, amputação e infecções.

Existem remédios para aumentar a secreção de insulina, outros para reduzir a resistência insulínica, outros que aumentam o GLP-1 ou inibem sua degradação, há os que permitem maior eliminação de glicose pela urina e a própria insulina quando é o caso.

Assim, não compare o seu tratamento com o de outra pessoa! A sua prescrição é individual e depende de um endocrinologista que conheça como um todo!

#diabetes #medicações #antidiabéticos #tratamento #endocrinologista #insulina #draandreialatanza

Facebook
Twitter
WhatsApp
× Como posso te ajudar?