Esteatose hepática é a presença de gordura no fígado acima de 5% do peso do órgão. É chamada de doença hepática gordurosa não-alcoólica quando ocorre sem ser por medicações, álcool ou doença viral.
Hoje sabemos que até 10% das crianças com peso normal tem esteatose hepática e 50% das crianças obesas também, devido ao sedentarismo e aos erros alimentares! Entre os adultos, 70% dos que tem sobrepeso tem doença hepática gordura não alcoólica e 90% dos obesos com IMC > 40!
Normalmente o fígado não acumula triacilglicerol, uma molécula de gordura, mas, em situações de obesidade ou grande consumo de gorduras e carboidratos, passa a ocorrer essa deposição.
Dependendo da porcentagem de acúmulo de gordura, a esteatose hepática é classificada em graus de 1 a 3.
Felizmente, NASH é reversível, pois pode ser corrigida com mudanças alimentares e prática de atividade física. Por outro lado, se não tratada, pode progredir para disfunção metabólica do fígado, hepatite, fibrose, cirrose e câncer de fígado! Ou seja, é uma doença muito séria, muito frequente na população e precisa ser tratada. Você já investigou se tem fígado gorduroso? Já está fazendo tratamento para reverter isso?
Posso te ajudar, agende sua consulta!
#esteatosehepática #fígadogorduroso #doençahepaticanãoalcoólica #NASH #hepatite #câncerdefígado #obesidade #carboidrato #gordura #endocrinologia #esteatose #gorduranofigado