Respondendo a pedidos, hoje vou comentar sobre a Dieta do Carboidrato!
Entendendo que nossa principal fonte de energia vem do metabolismo da glicose (que vem dos carboidratos), o racional da dieta do carboidrato é que a redução drástica desse consumo fará com que o corpo use a gordura armazenada como fonte de energia. E a quebra de gordura levaria à perda de peso.
A Dieta do Carboidrato, ou dieta Atkins, permite consumo de até 30g de carboidratos por dia, o que chamamos de Very Low Carb Diet. Porém, consumos menores que 130g de carboidratos ao dia também podem ser considerados Low Carb, já que o consumo usual da população é 300g ou mais de carboidratos por dia.
Para redução dos níveis de insulina, triglicérides, pressão arterial, sim, a dieta funciona!
Para perda de peso, entretanto, estudos mostram que nos primeiros 6 meses ocorre perda de peso sim, mas, ao final de um ano, a perda é semelhante a outras dietas.
Acontece que não adianta parar de comer carboidrato (o que é difícil manter por muito tempo) e se encher de alimentos calóricos gordurosos, por exemplo, para compensar! Também não adianta fazer a dieta e não fazer atividade física, porque haverá perda de massa muscular junto! Não é válido, também, usar os poucos carboidratos permitidos para comer bolachas, massas e pães, que não são nutricionalmente saudáveis. A fonte de carboidratos deve vir de frutas, legumes e vegetais nessa dieta.
Atualmente entendemos que a redução do total de calorias por dia (dieta hipocalórica) e o tempo de dieta são os determinantes para a desejada perda de peso.
A dieta é permitida sim, mas o mais importante é a persistência, a escolha de alimentos saudáveis e manter baixo o consumo de calorias!
Gostaram? Precisando de ajuda para perda de peso, entre em contato pelo whatssap para nossa consulta!
#obesidade #emagrecer #alimentossaudaveis #dietadocarboidrato #atkins
#lowcarb #lowcarbdiet #verylowcarbdiet # perdadepeso #endocrinologia
#insulina #dieta #dietahipocalorica #hormonios #emagrecimento
—
Att,
*Dra Andréia Latanza*