Estou com pré-diabetes – isso importa?

Estou com pré-diabetes – isso importa?

Quando conto a um paciente que ele está com pré-diabetes percebo reações diferentes: uns ficam tristes, uns preocupados, outros aliviados e outros não se importam muito. A falta de informação sobre o assunto diabetes é que gera essas reações, mas a atitude que cada um toma diante desse diagnóstico pode mudar o seu futuro.

Ter pré-diabetes significa que você fez um exame de glicemia de jejum que deu alterado (entre 100 e 125 mg/dl) ou sua hemoglobina glicada está entre 5,7-6,4% ou o teste de tolerância a glicose está anormal. Esses valores não indicam diabetes tipo 2, mas já indicam que o processo dessa doença já começou!!

Tais resultados sinalizam que seu pâncreas está sobrecarregado, precisando produzir mais insulina para reduzir os níveis de glicose no sangue. Isso se chama resistência à insulina, que muitas vezes está associada ao sobrepeso e obesidade. Nesse momento, a glicemia em jejum pode ser normal, mas o açúcar no sangue já estar subindo mais do que deveria após as refeições. Se esse processo continua, dentro de algum tempo a glicemia em jejum vai se elevar também. E, em algum momento, as células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina entrarão em falência.

Assim, o pré-diabetes já indica alteração no metabolismo e precisa ser tratado para evitar a progressão para o diabetes tipo 2. Lembre que diabetes é uma doença crônica e evolutiva, que pode comprometer órgãos vitais como olhos, rins, coração e cérebro!

Então, qual deve ser a atitude correta de uma pessoa ao saber sobre seu pré-diabetes? Encarar de frente e fazer o que for possível para mudar a história da doença! Não fique triste nem se acomode! Está em suas mãos reduzir o consumo de carboidratos (açúcar, massas, pães, doces, sorvete, farinha branca, batata, mandioca, arroz branco e outros). Também está em suas mãos mudar seus hábitos sedentários, fazer atividades físicas (o músculo usa a glicose como fonte de energia, diminuindo o açúcar no sangue) e, se necessário, já procurar ajuda para iniciar o tratamento medicamentoso. A boa notícia é que, com a evolução de alguns medicamentos, a redução de peso está associada a alguns tratamentos. Assim, tratando o pré-diabetes é possível reverter o quadro ou postergar o aparecimento do diabetes e suas consequências.

Faça o exame de glícemia de jejum sem medo dos possíveis resultados. E, se o seu mais recente exame de glicemia de jejum indica que você é pré-diabético. E/ou se você tem dúvidas, pode me procurar em consulta. Fico à sua disposição para esclarecimentos e tratar seu caso com todo o cuidado. Nesse WhatsApp você pode agendar sua consulta: +5511997238166

#diabetes #pré-diabetes #glicemia #açúcaralto #açúcarnosangue #reducaodepeso #pré-diabetico #endocrinologista #metabolismo #carboidratos #atividadefísica #vidasaudável #obesidade #insulina #resistênciaainsulina

Dra Andreia Latanza

Endocrinologista

CRM-SP 144474
RQE 57973

Estou com pré-diabetes - isso importa?
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?