Outubro Rosa! Qual a relação entre câncer de mama e endocrinologia?

Outubro Rosa! Qual a relação entre câncer de mama e endocrinologia?

Estudos científicos mostram que entre 10 e 20% dos casos de câncer tem causa genética. O chamado câncer hereditário significa que uma pessoa nasceu com uma alteração ou mutação genética, que aumenta sua probabilidade de contrair uma doença como o câncer. Essa mutação genética pode vir da mãe, do pai ou de ambos.

Porém, é importante destacar que os outros 80 a 90% dos casos de câncer ocorrem por fatores ambientais, ou seja, causas externas. Sim, tabagismo, agentes tóxicos, radiação e exposição à luz ultravioleta são fatores de risco para câncer bem conhecidos. Mas você sabia que obesidade e diabetes também estão associados ao aumento do risco de câncer, incluindo o câncer de mama?

É aí que a endocrinologia no combate ao câncer, incluindo o câncer de mama, cuja prevenção é divulgada anualmente na campanha Outubro Rosa. Com a ajuda de um endocrinologista você pode mudar o seu futuro! Ao escolher um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e atividade física, redução de peso e controle do diabetes você favorece, e muito, o seu organismo.

As vias metabólicas pelas quais obesidade e diabetes podem agir como indutores dos vários tipos de câncer, incluindo o câncer de mama, são objeto de muitos estudos recentes. Mas certo é que, tanto a obesidade, como o diabetes, criam no organismo um estado inflamatório que altera o metabolismo celular predispondo ao câncer. Além disso, o aumento de IGF, insulina e colesterol que acompanha essas doenças também está implicado na maior incidência de câncer na população obesa e diabética.

A campanha Outubro Rosa tem destacado, por vários anos, a necessidade de se fazer o exame de toque, que realmente é importante para detecção do câncer de mama. Mas seria interessante que ela enfatizasse também a necessidade de que as pessoas buscassem o equilíbrio metabólico.

Trazer de volta o organismo ao equilíbrio metabólico é fundamental para o bom funcionamento celular podendo reduzir o risco de câncer. Do mesmo modo, quem fez ou está em tratamento do câncer também deve focar no tratamento das doenças metabólicas para uma melhor evolução da doença.

Então, se você tem diabetes ou obesidade e deseja tratamento, pode me procurar. E se você fez ou faz tratamento de câncer, não deixe de tratar as doenças metabólicas! Estou à disposição para te atender bem! Mande mensagem no WhatsApp 99723-8166 e agende sua consulta.

Dra Andreia Latanza

Endocrinologista

CRM-SP 144474
RQE 57973

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?